About

O Clube de Campismo da Madeira (CCM) é uma associação que promove e desenvolve actividades como o Campismo o Pedestrianismo e o Montanhismo.

Foi no ano de 1945 que um grupo de amigos, adeptos da prática de actividades ao ar livre, nomeadamente de passeios a pé e acampamentos, decidiram fundar o Núcleo Campista Papa Léguas. A designação “núcleo campista” surge, porque na altura era normal a existência e criação de núcleos campistas por todo o país, sendo que muitos dos actuais clubes de campismo em Portugal, eram inicialmente núcleos campistas.

O Núcleo começa a desenvolver a sua actividade, nomeadamente a organização e realização de passeios a pé e acampamentos. É executada a sua bandeira, bordada à mão, com as inicias do Núcleo que eram N.C.P.L., e que ainda hoje guardamos na sede com muita estima.

Entretanto o N.C.P.L inicia contactos com outros núcleos campistas. São iniciados também contactos com vista à sua filiação na então Federação Portuguesa de Campismo.

Em 1948 o Núcleo toma conhecimento da existência de um núcleo campista, com o mesmo nome, no continente Português, havendo então a necessidade de mudar a designação do Núcleo. Faziam parte do Núcleo Campista Papa Léguas, alguns sócios que se dedicavam também à columbofilia, o que em parte inspirou os fundadores, para alterarem a designação para Núcleo Campista Pombos Livres. A nova designação tinha a vantagem de poder ser aproveitada a bandeira do núcleo, dado serem as mesmas inicias ou seja N.C.P.L.

O Núcleo Campista Pombos Livres, prossegue a sua actividade. Em 1953 é formalizada a filiação do N.C.P.L. na então Federação Portuguesa de Campismo. No ano de 1966 a federação propõe a alteração dos núcleos campistas para clubes de campismo. No caso do Núcleo Campista Pombos Livres é sugerido a alteração para Clube de Campismo Pombos Livres, o que é aceite e aprovado em reunião da Direcção do Núcleo, de 1 de Dezembro desse ano.

Em Assembleia Geral de 14 de Março de 1967 é então alterada a designação de Clube de Campismo Pombos Livres para Clube de Campismo da Madeira (CCM), e em 6 de Abril desse ano, realiza-se a primeira reunião de Direcção com esta designação.

Em Assembleia Geral de 26 de Agosto de 1982, são aprovados os estatutos do clube, e em 16 de Novembro desse ano é feita a escritura pública do clube.

O Clube de Campismo da Madeira, como já referido é filiado na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com o número de associado n.º 32, contando a FCMP com cerca de 600 filiados. O CCM é Sócio da Associação da Madeira de Desporto Para Todos, desde 21 de Fevereiro de 2003.

Desde o ano de 2003 o Clube de Campismo da Madeira, por deliberação do Conselho do Governo Regional, é uma associação de Utilidade Pública.

As principais actividades do CCM, são o Campismo e o Pedestrianismo.

Autor: Heliodoro Gonçalves



  • RSS
  • Newsletter
  • Facebook
  • Picasa